sábado, 5 de novembro de 2011

Guerra de Canudos



A situação do Nordeste brasileiro, no final do século XIX, era muito precária. Fome, seca, miséria, violência e abandono político afetavam os nordestinos, principalmente a população mais carente. Toda essa situação, em conjunto com o fanatismo religioso, desencadeou um grave problema social. Dando inicio a um conflito civil, o governo da Bahia pediu o apoio da República para conter este movimento formado por fanáticos, jagunços e sertanejos sem emprego. Com o passar do tempo, as idéias iniciais difundiram-se de tal forma que jagunços passaram a utilizar-se das mesmas para justificar seus roubos e suas atitudes que em nada condiziam com nenhum tipo de ensinamento religioso; este fato tirou por completo a tranquilidade na qual os sertanejos daquela região estavam acostumados a viver. No combate, entre as forças da República que já estavam bem equipadas e organizadas, os incansáveis guerreiros foram vencidos pelo cerco que os impediam de sair do local no qual se encontravam para buscar qualquer tipo de alimento e muitos morreram de fome. O massacre foi tamanho que não escaparam idosos, mulheres e crianças.

O cangaço

O cangaço foi um movimento nordestino, que tem suas origens em questões sociais e fundiárias do Nordeste brasileiro, caracterizando-se por ações violentas de grupos: assaltavam fazendas, sequestravam coronéis e saqueavam armazéns. Não tinham moradia fixa: viviam perambulando pelo sertão brasileiro e praticando crimes. O Cangaço pode ser dividido em dois grupos: os que prestavam serviços para os latifundiários, e os cangaceiros independentes, com características de banditismo. O cangaço teve o seu fim a partir da decisão do então Presidente da República, Getúlio Vargas, de eliminar todo e qualquer foco de desordem sobre o território nacional. A sentença passou a ser matar todos os cangaceiros que não se rendessem.


Texto comparativo entre a Guerra Canudos e o Cangaço


Os dois movimentos aconteceram no nordeste brasileiro, na zona rural nas primeiras décadas do século XX, tendo como modo de vida agricultura de subsistência e criação de gado. O cangaço teve suas origens nas questões sociais e fundiárias, porém caracterizou-se por ações violentas que eram praticadas pelos cangaceiros, pois eles roubavam e matavam, espalhando o medo e o terror por todo o nordeste. Eles também não se fixavam por muito tempo em nem um lugar, justamente para não serem encontrados. Já a guerra de Canudos aconteceu devido o descaso do governo com relação à situação que a população na época vivia. Por esta razão a população se revoltou exigindo do governo melhores condições, emprego. A população de Canudos era fixa em um local e vivia de forma pacífica.


postado por: Daniel Andretti

Nenhum comentário:

Postar um comentário