quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Folhas

1-Justifique a velhice da República Velha.
A denominação "velha" se deu a alguns fatores - a República, aforma de governo foi mudada, mas algumas "marcas" do passado, de colônia e Império permaneceram. Por exemplo, na colônia, havia a exportação, agricultura e mão de obra escrava, que foi uma característica, uma "marca" que permaneceu no Império. Na República, ainda havia agricultura e exportação, o que mudou foi a mão de obram que não era mais escrava pois a escravidão já havia sido abolida, então era mão de obra livre, porém explorada. Esses são alguns dos fatores que mostram a velhice, é como se fosse uma herança de governos passados. Portanto, concluímos que a forma de governo é nova, mas alguns fatores (como os citados acima) permanecem, e mostram que o poder, até agora, está nas mãos de uma só pessoa: o latifundiário.

1-Faça um texto comprovando a importância da Constituição de 1891 para a preservação da "VELHICE" no Brasil.
A Constituição de 1891 influenciou a "velhice" da República brasileira, na época. Essa velhice se deu porque algumas "marcas"permaneceram nessa República, "marcas" que vieram desde o período colonial, foram consideradas novamente no Império e ainda permaneceram na República: latifúndio e agroexportação. Essas marcas faziam com que o poder se concentrasse sempre nas mãos do latifundiário, e nas mãos dele o poder foi preservado. A Constituição de 1891 entra nisso tudo porque esta propunha uma República Presidencialista. Isso ajudou a preservar a "velhice" pois o presidente seria o latifundiário, desde que pudesse ser eleito, o latifundiário seria o presidente, mostrando que o poder nas mãos do latifundiário se preservou. Então, foi algo novo novo que serviu para preservar a velhice. O latifundiário fazia alianças com a população. Havia o voto de cabresto, em que a pessoa era conduzida, manipulada a votar, o voto era aberto. Então foi um conjunto de fatores que fizeram com que o poder se mantivesse com o latifundiário.

1-Explique três aspectos da Chibata tendo como base a letra da música Mestre Sala dos Mares.
A Revolta da Chibata foi liderada por um navegante negro, assim como diz um verso da música, e diz que ele tinha a dignidade de um mestre-sala. Na música, há versos que descrevem a saudação do porto, na chegada do "mestre-sala", onde há a citação de "mocinhas francesas, jovens polacas e batalhões de mulatas" - no caso, as prostitutas - representando a população pobre da época, que, junto aos negros, aplaudia essa Revolta. Outra coisa que é destacada na música são as chibatadas: "rubras cascatas jorravam das costas dos santos...". É a referência da realidade da época, os marinheiros (santos) eram atacados por chibatadas, como a música retrata.

Textos por: Isabela Fassbender
Postado por: Isabela Fassbender 

Nenhum comentário:

Postar um comentário